sábado, 2 de abril de 2011

02 Resenhas enviadas ao oráculo sobre o texto de Janice Colodel.

O texto Leitura e Interpretação de Janice Colodel Costa, aborda a importância da leitura para o despertar de estimulo pela busca de informação,  orientando ainda que ao se produzir um texto , o autor deva utilizar estratégias voltadas a instigar o leitor a sua interpretação, sendo este o principal  objetivo do texto, ou seja,  estimular o leitor a  pensar de forma própria ,  ela se utilizou de citações formuladas por  Umberto Eco – Wolfgang Iser e Eliana Yunes , para melhor abordagem sobre o tema.

              Já no início do texto, ela nos direciona a concluir que motivar uma  criança a ler um livro e cultivar o hábito de leitura nesta , equivale neste critério a criar interesse a que o raciocínio da criança esteja sempre em evolução, uma vez que o hábito de ler  ,  incute ao individuo suprir o intelecto de ferramental imprescindível para formação de conceitos e consequentemente do saber

                Ler um texto e não se extrair dele informação , é portanto leitura inócua e sem sentido, pois todo o texto quando bem elaborado, e que contenha estratégias voltadas a instigar o interesse, deve levar o leitor a produzir conhecimento.

Enviado ao oráculo em  29.03.2011


Janice Colodel Costa, inicia seu texto intitulado:  Leitura e Interpretação , questionando o leitor sobre a importancia da leitura e do apreço sobre o livro e a literatura, desenvolvendo a temática com utilização de citações de escritores de renome que adotam teorias  com intuito  de instigar o leitor a interpretar o conteúdo.
Tambem aponta que independente da maneira como se lê, a interpretação estará atrelada ao momento histórico em que se dá a narrativa, e argumenta que  um jogo de estratégias deve ser utilizado pelo autor no intuito de conduzir o leitor a formação de critério e portanto ao pensamento e análise , sem os quais o texto não teria razão de existir, sintetizando ainda que esta seria a finalidade da criação do texto.
Define ainda que no texto deverão estar presentes lacunas a serem preenchidas com o conceito do leitor e portanto que este leitor deve re-definir  a temática, dando seu critério sobre a obra e o assunto abordado, e quando isso ocorre, aí sim, o objetivo da criação do texto teria sido atingido, ou seja, uma nova criação, desta feita apresentada com uma outra abordagem particular e única nesse propósito.
Enviado ao oráculo em 01/04/2011 -não mandarei outros, depois de instrução do Sr. Luiz Torres (diretoria) – que nos visitou em 01.04.11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário