(um rascunho sobre a resenha solicitada pela Metodologia Científica).
A Importância da leitura para formação do pensamento e do saber.
Rodolpho Luiz Reis Vieira
Instigar a criança a ler um livro e cultivar o hábito de leitura, equivale neste critério a criar motivação suficiente a que o raciocínio da criança esteja sempre em evolução, uma vez que o hábito de ler (creio eu) , incute suprir o intelecto de referências , ferramental imprescindível para formação de conceitos.
O bom conteúdo de uma leitura nos conduz a formular critério próprio sobre um tema, uma vez que ocorrendo análise sobre ele, poderemos então criar uma nova abordagem, desta feita de forma individualizada e portanto matéria única , embora calcada em estudos e analogias previamente utilizados também como ferramenta.
Janice do Rocio Colodel Costa, em seu texto intitulado: Leitura e Interpretação – aborda o assunto com apoio de referenciais como Umberto Eco – Wolfgang Iser e Eliana Yunes – os quais primorosamente definem , que a leitura ou o ato de se ler um texto ou um livro, deve ser encarado como atividade interativa, onde o texto deve possuir a capacidade de instigar o leitor a interpretar o tema, suscitando-o a elaborar uma nova expressão, ou ainda por conseqüência, explanar o resultado de sua interpretação, o que significa , elaborar ou re-construir o pensamento , manifestando assim o conhecimento que adquiriu.
Concordo em gênero , número e grau com os referenciais e cito também: O livro caindo n”alma, é gemem que faz a palma, é chuva que faz o mar... (O Livro e a América-Castro Alves – Espumas Flutuantes) , onde o ilustre poeta, cria em seu texto um panorama muito similar, dando uma abordagem épica sobre a importância da leitura para formação do pensamento e do saber.
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